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Mestrado em Cuidados Paliativos Associados à Residência em Saúde

APRESENTAÇÃO

O curso de Mestrado Profissional em Cuidados Paliativos Associado à Residência em Saúde do IMIP foi implantado em 2011 com a estratégia de contribuir para a formação de profissionais de saúde com visão mais crítica e comprometida com o conhecimento e com a prática clínica desafiadora, fortalecendo cientificamente este profissional.  

Confira aqui o edital do Mestrado Profissional em Cuidados Paliativos Associado ao Programa de Residência em Saúde do IMIP - Turma/2022

Confira aqui a errata nº 1 do processo seletivo Ano/2022

Anexo 1 - Roteiro para elaboração de projetos

Anexo 2 - Critérios para avaliação de currículos

Equipe

Coordenador: Flavia Orange

Vice-coordenadora: Jurema Telles

Secretaria Executiva: Ana Telma Araripe (ana.araripe@imip.org.br)

Assessoria: Amanda Martins Castro Toscano de Brito Guimarães

Secretárias acadêmicas: Cristina Allouche

Horário de atendimento: 08:00 às 12:00 e 14:00 às 16:00

Objetivos

Tem como objetivo capacitar os residentes e preceptores em cuidados paliativos, com ênfase na qualidade do treinamento técnico-científico, habilitando-os para o exercício da prática profissional avançada, transformadora e capaz de usar a inovação tecnológica, atendendo as demandas sociais e específicas para o desenvolvimento local, regional e nacional

Linhas de Pesquisas

Áreas de Concentração

Cuidados paliativos em Saúde do Ciclo Vital

Gestão, Inovação e Avaliação em Cuidados Paliativos

Linhas de Pesquisa

Controle dos Sintomas, Reabilitação e Qualidade de Vida e Morte em Cuidados Paliativos

Estudos clínicos, epidemiológicos e translacionais de doenças e agravos que necessitam de Cuidados Paliativos

Gestão e Avaliação dos Modelos de Assistência em Cuidados Paliativos

Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia aplicada para construção de Soluções em Cuidados paliativos

Estrutura Curricular

Mestrado Profissional associado ao Programa em Residência em Saúde do IMIP adota metodologias ativas de aprendizagem (Aprendizagem Baseada em Problemas -ABP, Aprendizado Baseado em projetos e estudos dirigidos de casos). É constituído de grupos tutoriais distribuído em três módulos tutoriais e cinco módulos laboratoriais.

No total o curso tem uma carga horária mínima de 300 horas com um mínimo de 33 créditos, dos quais 18 correspondem aos módulos e laboratórios obrigatórios e 15 créditos serão para o preparo e defesa do trabalho de conclusão do mestrado que deverá ser objeto de publicação. A flexibilidade do aprendizado (aprendizado informal e não planejado) será estimulada através da realização de 4 (quatro) créditos que correspondem aos módulos opcionais na rede de intercambio institucional e à participação em eventos científicos. O programa é recomendado pela CAPES com Conceito 3.

Confira aqui o Regimento do Mestrado em Cuidados Paliativos

Obtenção do Título

O prazo para a conclusão do Curso de Mestrado é de 12 meses. É condição para obtenção do diploma o cumprimento de todas as exigências estabelecidas no regimento do Programa de Pós-Graduação stricto sensu, Mestrado profissional em Cuidados Paliativos associado à Residência em Saúde do IMIP.

Seleção

Processo seletivo:

 

Cofira Errata II

Confira o edital e a errata

1) Prova de compreensão da língua inglesa

2) Anteprojeto
    São levados em consideração os seguintes itens: a) Exeqüibilidade da pesquisa; b)Importância do tema; c) Originalidade do Projeto; e d) Coerência com a linha de pesquisa do orientador. O anteprojeto deverá ser elaborado de acordo com o manual do pesquisador disponível no site do IMIP (www.imip.org.br) e o mesmo será debatido durante a entrevista.

3) Entrevista

4) Análise de Currículo Lattes

Infraestrutura

O IMIP conta com vários laboratórios que fica a disposição de toda a pós-graduação, inclusive o Mestrado em Cuidados Paliativos, entre eles:

Laboratório de análises clinicas, patologia, Biologia Molecular e lmunofenotipagem, Telemedicina, Imagenologia e Pesquisa translacional. Todos com área física bem estruturada e a disposição da pesquisa do IMIP.

O Núcleo de Telessaúde do IMIP (NTES-IMIP) trabalha em parceria com o mestrado profissional desenvolvendo demandas intra e/ou interinstitucionais. Destacam-se:

1. Fóruns - os fóruns servem de suporte no mestrado possibilitando um ambiente de discussão do conteúdo trabalhado dentro da sala de aula. Após a discussão de projetos e problemas, os alunos utilizam o ambiente virtual para troca de conteúdos e construção de projetos em parceria.

2. Construção de produtos técnicos - juntamente com o NTES são desenvolvidos produtos técnicos de docentes e discentes como: Vídeos, Cursos em EAD e aplicativos. Além disso o professor Bruno Hipólito (participante externo do programa e funcionário do NTES- Mestre em Educação pela Faculdade Pernambucana de Saúde) com formação em informática e tecnologia, participa diretamente, juntamente com as docentes Flavia Orange e Jurema Teles nas disciplinas: Produtos técnicos e Design Thinking/pensamento Lean. Vale pontuar que o IMIP foi pioneiro nos exames de dissertações do mestrado ao utilizar, nas pré-bancas, professores de outros centros, inclusive internacionais, de forma virtual através de teleconferência.

Intercâmbio

O mestrado profissional se beneficia das parcerias da pós-graduação (stricto sensu e lato sensu) do IMIP como um todo, e, portanto, mantém estreita relação com as Diretorias de Ensino e Pesquisa integrando alunos da graduação e da iniciação científica (PIBIC). O IMIP mantém uma longa trajetória de cooperação com instituições como Ministério da Saúde e Ciência e Tecnologia, OPAS e OMS. Com a agência nacional de saúde suplementar (ANS) firmou cooperação mútua para propiciar o intercâmbio de experiências e a execução conjunta de projetos, através de uma rede de Centros Colaboradores, visando aperfeiçoar os mecanismos para a regulação da atenção à Saúde Suplementar ofertada à população brasileira.

Integração com a sociedade, serviços e mercado de trabalho

A integração com a sociedade pode ser verificada pelo perfil do egresso do programa, do corpo docente e do discente e sua inserção no mercado de trabalhos, sistema de saúde e educacional e com toda a sociedade. O mestrado tem o compromisso de formar um profissional de saúde com domínio amplo de conhecimentos na área de assistência e pesquisa em Cuidados Paliativos, com possibilidade de atuação no ensino, na pesquisa, no desenvolvimento técnico-científico, na produção científica e na melhoria contínua do ambiente de trabalho que venha a estar inserido.

Docentes, Discentes e egressos participam do mundo do trabalho da saúde pública e privada com participação em atividades de educação, assistência e gestão, estando vários docentes desempenhando funções em diversas instituições como câmara técnicas dos conselhos regionais e federais de classes, comitês estaduais e do Ministério da saúde, participação de Sociedades científicas e representativas e conselhos editoriais.

 

Inserção Social

A inserção social do programa é inegável e tem o compromisso de ser ampliada cada vez mais, levando em consideração os objetivos de um Mestrado Profissional A residência em Saúde permite esta inserção, que se fortalece com as atividaes do Mestrado Profissional. Dessa forma, a inserção se verifica e atividades como: a formação de recursos humanos qualificados em gestão e avaliação; formação de profissionais qualificados para atuar nas atividades de Matriciamento das Residências em outros estados, como Maranhão e Bahia (IMIP participa como Instituição promotora) e através da colaboração com outros programas de pós-graduação brasileiros, através de pesquisadores do seu núcleo docente.

Internacionalização

É importante ressaltar entretanto, as peculiaridades de um programa de mestrado profissional onde a grande maioria dos discentes estão em um programa de residência em saúde, com carga horária obrigatória de 60 h semanas e padronização própria de atividades, há limitações na possibilidades de internacionalização de longa duração, porém estudantes continuam a serem estimulados a esta atividade de diversas formas.

O programa estimula a realização de estágios de curta duração, principalmente no que chamamos de rodízio opcional. Além disso, outras atividades mais curtas como participações em eventos, apresentações de trabalhos, artigos e desenvolvimento de trabalhos em EAD e conjuntos tem sido desenvolvida e estimulada fortemente junto a órgãos e institutos internacionais.

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