Usamos cookies e métodos semelhantes para reconhecer os visitantes e lembrar suas preferências. Ao escolher "CONCORDO", você concorda com o uso de todos os métodos por nós e por terceiros. Para saber mais consulte nossa Política de Privacidade.
APRESENTAÇÃO
O curso de Mestrado Profissional em Cuidados Paliativos Associado à Residência em Saúde do IMIP foi implantado em 2011 com a estratégia de contribuir para a formação de profissionais de saúde com visão mais crítica e comprometida com o conhecimento e com a prática clínica desafiadora, fortalecendo cientificamente este profissional.
Confira aqui a errata nº 1 do processo seletivo Ano/2022
Anexo 1 - Roteiro para elaboração de projetos
Anexo 2 - Critérios para avaliação de currículos
Equipe
Coordenador: Flavia Orange
Vice-coordenadora: Jurema Telles
Secretaria Executiva: Ana Telma Araripe (ana.araripe@imip.org.br)
Assessoria: Amanda Martins Castro Toscano de Brito Guimarães
Secretárias acadêmicas: Cristina Allouche
Horário de atendimento: 08:00 às 12:00 e 14:00 às 16:00
Tem como objetivo capacitar os residentes e preceptores em cuidados paliativos, com ênfase na qualidade do treinamento técnico-científico, habilitando-os para o exercício da prática profissional avançada, transformadora e capaz de usar a inovação tecnológica, atendendo as demandas sociais e específicas para o desenvolvimento local, regional e nacional
Áreas de Concentração
Cuidados paliativos em Saúde do Ciclo Vital
Gestão, Inovação e Avaliação em Cuidados Paliativos
Linhas de Pesquisa
Controle dos Sintomas, Reabilitação e Qualidade de Vida e Morte em Cuidados Paliativos
Estudos clínicos, epidemiológicos e translacionais de doenças e agravos que necessitam de Cuidados Paliativos
Gestão e Avaliação dos Modelos de Assistência em Cuidados Paliativos
Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia aplicada para construção de Soluções em Cuidados paliativos
Mestrado Profissional associado ao Programa em Residência em Saúde do IMIP adota metodologias ativas de aprendizagem (Aprendizagem Baseada em Problemas -ABP, Aprendizado Baseado em projetos e estudos dirigidos de casos). É constituído de grupos tutoriais distribuído em três módulos tutoriais e cinco módulos laboratoriais.
No total o curso tem uma carga horária mínima de 300 horas com um mínimo de 33 créditos, dos quais 18 correspondem aos módulos e laboratórios obrigatórios e 15 créditos serão para o preparo e defesa do trabalho de conclusão do mestrado que deverá ser objeto de publicação. A flexibilidade do aprendizado (aprendizado informal e não planejado) será estimulada através da realização de 4 (quatro) créditos que correspondem aos módulos opcionais na rede de intercambio institucional e à participação em eventos científicos. O programa é recomendado pela CAPES com Conceito 3.
Relação de Documentos do Curso
Clique nos itens abaixo para download do respectivo .PDF
O prazo para a conclusão do Curso de Mestrado é de 12 meses. É condição para obtenção do diploma o cumprimento de todas as exigências estabelecidas no regimento do Programa de Pós-Graduação stricto sensu, Mestrado profissional em Cuidados Paliativos associado à Residência em Saúde do IMIP.
Processo seletivo:
Confira o edital e a errata
1) Prova de compreensão da língua inglesa
2) Anteprojeto
São levados em consideração os seguintes itens: a) Exeqüibilidade da pesquisa; b)Importância do tema; c) Originalidade do Projeto; e d) Coerência com a linha de pesquisa do orientador. O anteprojeto deverá ser elaborado de acordo com o manual do pesquisador disponível no site do IMIP (www.imip.org.br) e o mesmo será debatido durante a entrevista.
3) Entrevista
4) Análise de Currículo Lattes
O IMIP conta com vários laboratórios que fica a disposição de toda a pós-graduação, inclusive o Mestrado em Cuidados Paliativos, entre eles:
Laboratório de análises clinicas, patologia, Biologia Molecular e lmunofenotipagem, Telemedicina, Imagenologia e Pesquisa translacional. Todos com área física bem estruturada e a disposição da pesquisa do IMIP.
O Núcleo de Telessaúde do IMIP (NTES-IMIP) trabalha em parceria com o mestrado profissional desenvolvendo demandas intra e/ou interinstitucionais. Destacam-se:
1. Fóruns - os fóruns servem de suporte no mestrado possibilitando um ambiente de discussão do conteúdo trabalhado dentro da sala de aula. Após a discussão de projetos e problemas, os alunos utilizam o ambiente virtual para troca de conteúdos e construção de projetos em parceria.
2. Construção de produtos técnicos - juntamente com o NTES são desenvolvidos produtos técnicos de docentes e discentes como: Vídeos, Cursos em EAD e aplicativos. Além disso o professor Bruno Hipólito (participante externo do programa e funcionário do NTES- Mestre em Educação pela Faculdade Pernambucana de Saúde) com formação em informática e tecnologia, participa diretamente, juntamente com as docentes Flavia Orange e Jurema Teles nas disciplinas: Produtos técnicos e Design Thinking/pensamento Lean. Vale pontuar que o IMIP foi pioneiro nos exames de dissertações do mestrado ao utilizar, nas pré-bancas, professores de outros centros, inclusive internacionais, de forma virtual através de teleconferência.
O mestrado profissional se beneficia das parcerias da pós-graduação (stricto sensu e lato sensu) do IMIP como um todo, e, portanto, mantém estreita relação com as Diretorias de Ensino e Pesquisa integrando alunos da graduação e da iniciação científica (PIBIC). O IMIP mantém uma longa trajetória de cooperação com instituições como Ministério da Saúde e Ciência e Tecnologia, OPAS e OMS. Com a agência nacional de saúde suplementar (ANS) firmou cooperação mútua para propiciar o intercâmbio de experiências e a execução conjunta de projetos, através de uma rede de Centros Colaboradores, visando aperfeiçoar os mecanismos para a regulação da atenção à Saúde Suplementar ofertada à população brasileira.
A integração com a sociedade pode ser verificada pelo perfil do egresso do programa, do corpo docente e do discente e sua inserção no mercado de trabalhos, sistema de saúde e educacional e com toda a sociedade. O mestrado tem o compromisso de formar um profissional de saúde com domínio amplo de conhecimentos na área de assistência e pesquisa em Cuidados Paliativos, com possibilidade de atuação no ensino, na pesquisa, no desenvolvimento técnico-científico, na produção científica e na melhoria contínua do ambiente de trabalho que venha a estar inserido.
Docentes, Discentes e egressos participam do mundo do trabalho da saúde pública e privada com participação em atividades de educação, assistência e gestão, estando vários docentes desempenhando funções em diversas instituições como câmara técnicas dos conselhos regionais e federais de classes, comitês estaduais e do Ministério da saúde, participação de Sociedades científicas e representativas e conselhos editoriais.
A inserção social do programa é inegável e tem o compromisso de ser ampliada cada vez mais, levando em consideração os objetivos de um Mestrado Profissional A residência em Saúde permite esta inserção, que se fortalece com as atividaes do Mestrado Profissional. Dessa forma, a inserção se verifica e atividades como: a formação de recursos humanos qualificados em gestão e avaliação; formação de profissionais qualificados para atuar nas atividades de Matriciamento das Residências em outros estados, como Maranhão e Bahia (IMIP participa como Instituição promotora) e através da colaboração com outros programas de pós-graduação brasileiros, através de pesquisadores do seu núcleo docente.
É importante ressaltar entretanto, as peculiaridades de um programa de mestrado profissional onde a grande maioria dos discentes estão em um programa de residência em saúde, com carga horária obrigatória de 60 h semanas e padronização própria de atividades, há limitações na possibilidades de internacionalização de longa duração, porém estudantes continuam a serem estimulados a esta atividade de diversas formas.
O programa estimula a realização de estágios de curta duração, principalmente no que chamamos de rodízio opcional. Além disso, outras atividades mais curtas como participações em eventos, apresentações de trabalhos, artigos e desenvolvimento de trabalhos em EAD e conjuntos tem sido desenvolvida e estimulada fortemente junto a órgãos e institutos internacionais.